Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bancas de aceleração de estudos 2019/2
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bancas de aceleração de estudos 2019/2

  • Publicado: Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 20h48
  • Última atualização em Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 23h47
  • Acessos: 661
imagem sem descrição.

Vejam em libras em https://youtu.be/fP8FT_Ryi84

 

A coordenação de curso comunica que estaremos recebendo, de hoje até segunda feira, 09/12, às 13h, pedidos para realização de bancas de aceleração de estudos. O pedido pode ser realizado a qualquer momento, com 60 dias para realização do processo, mas por conta de falta de secretária e de professores, estamos organizando os pedidos neste período, com banca a serem realizadas de 16 a 19 de Dezembro com inserção da nota no histórico até 15 de Janeiro. Pedidos depois deste período, serão processados de forma mais demorada, devido às férias de professores e recesso de final de ano.

 

Como fazer?

O aluno interessado em solicitar aceleração de estudos, deverá imprimir, preencher e assinar o formulário em anexo, (https://drive.google.com/drive/folders/1jwsG54Adi-ZDsBzoSJAI5QsEQPprT9R5?usp=sharing) detalhando as disciplinas para qual deseja submeter-se à banca e justificando o porquê. Em seguida pode tirar uma foto e escanear o formulário e enviá-lo por email juntamente com cópia do RG, CPF e histórico, em formato PDF para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (sugerimos o uso do aplicativo camscanner, que corrige imperfeições na foto https://play.google.com/store/apps/details?id=com.intsig.camscanner&hl=pt_BR

No corpo do e-mail, informe sua disponibilidade para realização da prova, Manhã, Tarde, ou Manhã e tarde.

Na segunda feira, os solicitantes, receberão um e-mail, informando do deferimento da inscrição, dia, local, hora e critérios de realização da prova.

Para verificar as ementas das disciplinas do curso, e ver se está apto para solicitar aceleração, Acesse:  http://letraslibras.ufam.edu.br/index.php/planos-de-ensino

 

CEL - Aceleração ou aproveitamento?

Atenção, alunos que cursaram libras no CEL, podem solicitar aproveitamento de até 90h (libras 1 e metade de libras 2 por exemplo) dos cursos realizados lá, sem necessitar fazer a prova de aceleração. Leia o artigo 10, parágrafo 1, da resolução de aproveitamento

 http://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/896/1/RESOLU%c3%87%c3%83O%20021_2007_CONSEPE_APROVEITAMENTO.pdf 

O período para solicitar aproveitamento está no calendário 2020, disponível em nosso site.

http://letraslibras.ufam.edu.br/index.php/calendarios 

Caso queiram aproveitar mais do que 90h, poderão utilizar as demais horas como Atividades Complementares (ACC), ou realizar a banca de aceleração para o nível 3. Não há disciplinas de Libras IV e V no currículo do curso, portanto esses níveis do CEL só podem ser aproveitados como ACC. 

 

 O que é a aceleração de estudos?

A banca de verificação extraordinária de estudos destina-se a alunos que já possuem extraordinário conhecimento dos conteúdos de uma disciplina, como por exemplo alunos surdos e ouvintes que já possuem fluência e conhecimento teórico da disciplina libras 1, e não precisam cursá-la. Por termos vários alunos nesta situação, neste período estaremos realizando principalmente provas para as disciplinas Libras 1, Libras 2, Libras 3. Outras disciplinas poderão também ter banca realizadas neste período, dependendo da solicitação do aluno e disponibilidade de professores especialistas na área da disciplina.

Novamente, banca de aceleração não é prova de recuperação, em que o aluno tentará em uma semana aprender o conteúdo de um semestre. Ela é destinada a permitir que alunos que já possuem conhecimento e atuação em determinada área não sejam obrigados a cursar uma disciplina que já conhece. Por este motivo a resolução 038/2015 determina que só será aprovado nesta banca, alunos que tirarem no mínimo 9,0 (nove) na média geral da prova, ou seja, que apresentem um rendimento Extraordinário. Se o aluno conhece um pouco da disciplina, mas não possui um rendimento extraordinário, deverá cursá-la normalmente.

 

Para quê?

A grade curricular do nosso curso, exige que o aluno cumpra no mínimo 180 horas de disciplinas optativas. Como as disciplinas libras 1, 2 e 3 são optativas, sendo aprovado na banca, o aluno já terá essa carga horária creditada no histórico, ganhando tempo para realização de outros estudos. Em caso de banca de aceleração de disciplinas obrigatórias, da mesma forma, o aluno aproveita o conhecimento que adquiriu fora da UFAM, e abrevia seu tempo de curso.

Para saber mais sobre a aceleração de estudos, leia a resolução específica: 

http://conselhos.ufam.edu.br/images/deliberacoes/res0382015sep-aceleracao-de-estudos-prevista-no-art-71-do-regimento-geral-da-ufam.pdf

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página