Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CURSO LETRAS LIBRAS – UFAM Realiza parceria para tradução de material de pesquisa do maior laboratório de neurociência com pessoas surdas do mundo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CURSO LETRAS LIBRAS – UFAM Realiza parceria para tradução de material de pesquisa do maior laboratório de neurociência com pessoas surdas do mundo

  • Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 20h55
  • Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 19h34
  • Acessos: 318
imagem sem descrição.

No último dia 02 de Março, o curso de letras libras da UFAM, representado por seu coordenador, professor M.e. Edgar Veras, firmou parceria com o laboratório de linguagem e aprendizagem visual da Gallaudet University para tradução de compêndio de pesquisa produzido ao longo de quase 30 anos pelo centro.

O Visual Language and Visual Learning Center, é o maior centro de pesquisas em neurociência e aprendizagem visual de pessoas surdas do mundo, e é responsável por ínumeras descobertas que tem revolucionado a educação das pessoas surdas no mundo.

O projeto irá traduzir, ao longo de um ano, o compêndio de 10 temáticas de pesquisa abordadas pelo laboratório e mais dois compêndios de informações gerais sobre o centro, para a língua brasileira de sinais e língua portuguesa.

Situado dentro do grupo de pesquisa “Estudos  linguísticos da língua americana e brasileira de sinais” o projeto irá permitir ainda que os alunos de graduação envolvidos possam aprender sobre o uso da linguagem no processo de tradução e interpretação, além das discussões específicas teóricas sobre as temáticas que envolvem os briefings, principalmente aquelas voltadas para aquisição de linguagem e letramento de pessoas surdas.

O trabalho irá fornecer subsídios para os pesquisadores dos departamentos de letras libras do país e permitir que nos empoderemos ainda mais na busca por equidade nos direitos das comunidades surdas. 

Para conhecer mais sobre o projeto clique aqui

Para ver a carta de aceite clique aqui

Para conhecer mais sobre o VL2, clique aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página