Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História
Início do conteúdo da página

História

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 18h55 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 20h19 | Acessos: 2040

O mais novo curso da Universidade se dedica à formação de professores aptos a trabalhar com a população surda do Amazonas. A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade de Direito e contou com a presença de lideranças locais e nacionais da comunidade surda.

Mesa de Honra da solenidade

Mesa de Honra da solenidade

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, a magnífica reitora da Ufam, professora Márcia Perales, o vice-reitor da Instituição, professor Hedinaldo Narciso Lima, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha, a diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), professora Simone Baçal, a presidente da Comissão de Implantação do Curso de Letras Libras da Ufam, professora Nídia Sá e o chefe do Departamento e o coordenador do Curso de Letras Libras, professores Iranvith Cavalcante e Hamilton Rodrigues, respectivamente.

Diante de um auditório repleto de representantes da comunidade surda de Manaus, a reitora da Ufam destacou o importante momento vivido pela Universidade nesta sexta-feira, quando a Ufam celebra a criação do Curso de Letras Libras. “Hoje é um dia muito especial para a Ufam”, disse a professora Márcia Perales em seu discurso, o qual era traduzido por interpretes de Libras. “Nós estamos celebrando uma conquista da Universidade, mas também de toda a comunidade surda”, frisou.

"Nossa expectativa é a melhor possível", disse a reitora da Ufam sobre o sucesso do mais novo curso da Universidade

"Nossa expectativa é a melhor possível", disse a reitora da Ufam sobre o sucesso do mais novo curso da Universidade

Professora Márcia enalteceu o trabalho dos membros da Universidade para que o curso de Letras Libras da Ufam viesse a ser uma realidade. Para a reitora, a Instituição pode fazer com que o novo Curso se torne um modelo para o país. “Nós temos todas as condições para que o Curso de Letras Libras seja referência na área, depende de nós, do nosso compromisso em fazer isso”, salientou. “Essa construção coletiva vai gerar muitos outros frutos”, vislumbra a reitora.

Professor Iranvith Cavalcante, chefe do Departamento do curso de Letras Libras

Professor Iranvith Cavalcante, chefe do Departamento do curso de Letras Libras

A gestora da Ufam acrescentou que a Universidade está ciente dos desafios que tem diante de si ao ofertar um novo curso e com características tão específicas como o de Libras. “A Ufam vai encarar com competência e responsabilidade os seus desafios. A nossa expectativa é a melhor possível”, garantiu a reitora.

O vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Lima, relembrou os primeiros passos para a criação do curso agora lançado para revelar o quanto foram válidos os esforços envidados. “Nós tivemos de superar algumas dificuldades, mas estando aqui hoje, eu concluo que foi a melhor decisão que fizemos. Foi uma ação muito acertada da Ufam e nós não podíamos adiá-la por mais tempo”, registrou.

Professor Hedinaldo parabenizou o trabalho da Comissão de Implantação do curso de Letras Libras da Ufam. “A coragem e a disposição da equipe são os requisitos para que se tenha sucesso”, disse o vice-reitor.

Professora Nídia Sá
Professora Nídia Sá

A presidente da Comissão de Implantação do Curso de Letras Libras, professora Nídia Sá, em seu pronunciamento, expressou seu contentamento em presenciar o lançamento do curso de Libras da Ufam. Segundo a professora, que atua no ensino de surdos há mais de 20 anos, isso é resultado da luta dos membros da comunidade surda por seus direitos. “Essa é uma tarde muito especial na qual nós entregamos o projeto do Curso de Letras Libras para o coordenador do Curso, que também é surdo. Isso é muita conquista para a comunidade surda”, comemorou emocionada.

Na ocasião, a professora Nídia Sá recebeu uma placa de homenagem pelo trabalho realizado à frente da Comissão. Professora Nídia também representou a professora Tanya Amara Felipe, ao receber a placa que homenageia a renomada profissional da área de Libras pela contribuição no projeto pedagógico do curso da Ufam.

Reitora entrega placa em homenagem à professora Nídia Sá
Reitora entrega placa em homenagem à professora Nídia Sá

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha, o curso ora ofertado pela Ufam reflete uma realidade social para a qual as universidades públicas precisam atentar. Segundo o gestor da Proeg, no primeiro processo seletivo para o curso de Libras, mais de 900 candidatos se inscreveram concorrendo as 30 vagas disponíveis. “O governo federal não podia mais postergar essa oferta e a Ufam assumiu o desafio”, comentou. “Os próximos passos serão difíceis, mas a Universidade vai lutar para que o curso seja sempre melhor para todos”, declarou o professor.

Professora Ana Regina Campello, presidente da FENEIS
Professora Ana Regina Campello, presidente da FENEIS

O chefe do Departamento do mais novo Curso da Ufam, professor Iranvith Cavalcante, discursando em Libras, abordou o preconceito que havia no passado em torno do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo ele, a criação da Lei de Libras em 2002, a Língua está se popularizando e o preconceito, diminuindo. “A Ufam está ajudando nesse processo agora. No nosso curso, estimularemos os alunos a terem contato contínuo com a Libras”, revelou ao dizer que os estudantes do Curso terão aulas em Libras na maior parte das disciplinas. 

A presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), professora Ana Regina e Souza Campello, parabenizou a Ufam pela iniciativa de criar um Curso voltado para atender a população surda do Estado.

Durante a cerimônia, alunos da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos entoaram o Hino Nacional Brasileiro em Libras.

 
 
Fim do conteúdo da página