Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Calouros do Curso Letras Libras participam de semana intensa de dialogo e conhecimento
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Calouros do Curso Letras Libras participam de semana intensa de dialogo e conhecimento

  • Publicado: Domingo, 22 de Março de 2020, 14h15
  • Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 22h58
  • Acessos: 1080
imagem sem descrição.

Familiarizar os novos alunos com o universo UFAM, promover a integração com os veteranos e inserir os alunos em nosso ambiente de união e comprometimento, este foi o objetivo da "Calourada 2020", a acolhida aos novos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Amazonas.
A Recepção aos calouros foi dividida em três grandes ações: a abordagem pedagógica, ambientação ao universo UFAM e a calourada.


Abordagem pedagógica

A ação pedagógica começou logo após a confirmação da matrícula. Tratou-se de uma corrida contra o tempo, conforme descrevem os coordenadores do curso, professor Edgar Veras e Leonardo Pessoa: - nosso processo seletivo é realizado em um período especial, por isso, as matrículas só finalizam durante a semana pedagógica, a menos de uma semana antes do início das aulas. Para garantir que conseguiríamos preparar planos de ensino adequados aos alunos, fomos até a Pró reitoria de graduação e pedimos acesso às pastas de matrícula dos calouros, que ainda não haviam sido lançadas no sistema. A partir daí a coordenação conseguiu traçar um perfil dos alunos, saber quem eram os surdos e ouvintes, quais já possuíam graduação e já poderiam receber orientações de aproveitamento, e obter uma foto de cada um deles. Todas as informações foram levadas à reunião pedagógica e antes mesmo de iniciar as aulas, os professores do 1 período já tinham um levantamento completo do perfil pedagógico dos calouros. Para finalizar a abordagem pedagógica, realizou-se uma aula magna, no primeiro dia de aula, em que todos os professores do curso puderam se apresentar, falar de sua formação, pesquisas e disciplinas a serem trabalhadas no semestre. Nesta aula a coordenação também apresentou o currículo do curso, e os principais desafios e informações necessárias aos novos alunos, que receberam uma cópia impressa da matriz curricular e do quadro de disciplinas do semestre.


Aula Magna

Ambientação Acadêmica


A Ambientação ao universo UFAM se deu através da programação especial da semana de calouros. Foi organizada uma semana intensa, em que vários departamentos da UFAM foram convidados a vir ao curso, conversar com os mais novos discentes. Com isso, eles puderam conhecer, com mais detalhes, o funcionamento de setores fundamentais para sua vida acadêmica.



Um dos setores convidados foi o Departamento de assistência estudantil da UFAM, que, atendendo aos requisitos de acessibilidade necessários aos alunos que tem o português como segunda língua, estiveram uma tarde inteira com os alunos tirando dúvidas sobre editais de auxílio acadêmico e demais serviços oferecidos pelo DAEST.
Também estiveram em uma tarde inteira com os alunos, os servidores da coordenação de tradução da UFAM – CTRAD. Com uma abordagem super divertida, os servidores apresentaram todo o fluxo de atendimento, protocolo e características do serviço de tradução e interpretação no ensino superior, bem diferente daquela que os alunos estão acostumados.


A tarde com o CTRAD


Por fim, foi preparada uma visita presencial aos diversos espaços da UFAM, no mini campus e no setor norte. – No ano passado, preparamos vídeos explicativos de alguns dos serviços da UFAM e falamos sobre estes espaços na aula magna, mas percebemos que muitos dos alunos da turma 2019 ainda desconhecem estes espaços e por isso acabam não usufruindo de todas as facilidades do campus, relata o coordenador do Curso. Por isso, com a ajuda dos professores Hamilton, Janderclei e Lívia, este ano os professores organizaram um tour presencial aos principais espaços da UFAM.

 

  
Tour com calouros


Para garantir ainda mais que todos os alunos conhecerão estes espaços os alunos veteranos prepararam um vídeo, um trabalho de 5 dias envolvendo gravação, narração e edição, com uma apresentação detalhada dos principais espaços e serviços da UFAM

 

 

Calourada

Na terça, 10 de março, foi a vez da “calourada”, a grande festa de recepção aos novos alunos organizada pela turma LSB006 - 3° Período com a colaboração de alunos das outras turmas. Os calouros puderam se apresentar, falando um pouco das suas caminhadas até chegarem à UFAM e também conhecerem os veteranos presentes, que também se apresentaram. Com muita risada e diversão, os novos alunos participaram da dinâmica de reconhecimento, com foco na “cooperação”, habilidade escolhida pelos veteranos como fundamental a ser trabalhada pelos calouros em busca de uma jornada acadêmica saudável. A calourada encerrou-se com um momento de orientações com a colaboração da presidente do centro acadêmico, Kareninna Rodrigues, do veterano do 3 período, Renan Rodrigues, apresentando as funcionalidades do sistema ecampus, e do discente Marcos Paulo, também do 3º período, apresentando o site do curso. Toda a calourada foi interpretada pelos alunos Renan Rodrigues e Angélica Barbosa.


Alunos nos preparativos da festa na semana anterior

Clique AQUI para ver a Galeria de Fotos - Calourada 2020 


Encantamento e Satisfação

 

  Nas palavras do aluno Edvilson Marinho, o momento mais marcante de todas as ações foi o da calourada: “ - foi o momento preparado pelos outros alunos, foi um momento muito importante, de interação, de desenvolvimento, ficou claro que podemos contar com nossos veteranos, que estamos numa parceria, eu estou amando.” Além disso o aluno destacou que foi fundamental, durante a semana de calouros, saber quem é quem dentro da UFAM, e conhecer os diversos espaços. O aluno Edvilson, como vários de seus colegas, é ouvinte, e sentiu o desejo de aprender libras ainda na adolescência, quando uma amiga professora na área de educação especial lhe convidou para uma festa da comunidade surda. Sua paixão foi instantânea. Formado em psicologia, decidiu estudar bastante para a aprovação no vestibular de letras libras, e após muito esforço conseguiu a aprovação. “- Agradeço muito a Deus pela conquista e espero poder colaborar muito com a comunidade surda, como psicólogo e como professor de libras.”

 

 


 Paixão é o que não falta, para a também caloura, Roberta Spener. Lembrando da semana dos calouros, ela diz que a interação com os novos colegas e professores foi muito produtiva. “ – Eu pude entender mais sobre o curso, sobre a linguística e a proposta de aprendizado da libras. Ter toda a programação realizada em minha primeira língua, e poder iniciar uma jornada de estudos profundos sobre esta língua que tanto amo, é algo que me deu muito prazer durante a semana dos calouros.” A aluna diz que entrou no curso para se tornar uma professora de libras. Ela deseja poder ensinar crianças e adultos surdos, não só libras, mas também língua portuguesa e noções de linguística da libras. “ – Quero poder me capacitar no curso para futuramente ser uma boa professora e ensinar às crianças surdas a dádiva que recebi dos surdos adultos e idosos, a língua de sinais! Enfatiza Roberta.”

 

 

 Desejamos boas vindas aos novos alunos da turma LSB007!!!

registrado em:
Fim do conteúdo da página