Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso Letras Libras lança guia inédito de orientação para alunos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso Letras Libras lança guia inédito de orientação para alunos

  • Publicado: Domingo, 28 de Março de 2021, 01h09
  • Última atualização em Terça, 18 de Janeiro de 2022, 01h02
  • Acessos: 670
imagem sem descrição.


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Amazonas (CONSEPE/Ufam), aprovou no dia 11 de fevereiro o retorno às aulas a partir do dia 29 de março de 2021. A decisão e o detalhamento dela, foi promulgado na resolução CONSEPE 001/2021.
A partir da resolução, inúmeras questões específicas do curso, discutidas e definidas em reunião de colegiado, precisavam ser tornadas públicas e em formato mais acessível aos alunos, detalha o coordenador de curso, Prof.Hamilton Rodrigues.
A Proeg lançou o guia do ensino remoto - ERE, mas devido a necessidade de aprovação do Consuni, até o dia programado para o Reajuste de matrículas, 15 de Março, ainda não havia lançado um guia específico para esse semestre remoto.
- Próximo ao ajuste de matrículas passamos a receber vários questionamentos de alunos, detalha a professora Lívia Gomes, vice-coordenadora do curso, - percebemos que seria necessário um guia completo, e considerando ainda que temos alunos que utilizam a língua portuguesa apenas como segunda língua, precisávamos de um guia bilingue.
Foram 3 dias intensos de trabalho, correndo contra o tempo, para lançar o guia antes do início do reajuste de matrícula. Ao final de 23 horas intensas, conseguimos entregar em todos os grupos de alunos uma versão em língua portuguesa e em língua de sinais na manhã de início do reajuste de matrículas.
- Pela minha experiência, como coordenador anteriormente, sabia que seria fundamental esse guia para que os alunos pudessem ingressar neste momento novo, com menos apreensões e dúvidas, por isso me dispus a colaborar com esse material, destaca o professor Edgar Veras.
A versão em libras no youtube ainda possui um sumário, que permite que o aluno surdos navegue por partes especificas do vídeo relacionadas à sua dúvida sem precisar assistir o vídeo todo, exatamente como o sumário no texto em português.
O guia de 20 páginas possui ilustracões, quadros e diversos link´s para website que permitem que os alunos tenham informações completas sobre tudo aquilo que afeta a vida acadêmica neste cenário novo de ensino remoto.
O guia pode ser visto e baixado abaixo:

Miniguia Letras-Libras

registrado em:
Fim do conteúdo da página