Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do curso letras libras é aprovada em 3 concursos federais!

Aluna do curso letras libras é aprovada em 3 concursos federais!

• Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 20h41
  • Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 19h50

Caroline e sua filha Beatriz, na colação em gabinete realizada na FLET

Gratidão. Essa é a palavra que Caroline Ribeiro dos Santos, aluna do 8º Período do curso de letras libras escolheu para representar o momento da colação de grau antecipada, realizada ontem no gabinete da diretoria da Faculdade de Letras.

Caroline teve que colar grau antecipadamente, pois está de malas prontas para São Paulo, onde irá assumir a vaga do concurso para tradutor e intérprete de libras do Instituto Federal.

Esse é apenas um dos três concursos em que ela obteve aprovação/classificação.

Além do IFSP (clique aqui para ver o edital deste concurso) ela também foi classificada em 6º lugar no concurso para professor de libras do Instituto Federal Baiano (Clique aqui para ver), que homologou a classificação de 8 candidatos. Por último, a professora também foi classificada em 2º lugar no concurso para tradutor e intérprete de libras da UFAM (Clique aqui para ver), e está na lista de espera.

CONCURSEIRA

Mas se engana quem pensa que tudo são flores. Antes das atuais aprovações, a agora Licenciada em Letras Libras, narra que fez outros concursos, como o concurso da SEDUC e o mesmo concurso da UFAM no ano passado, e não foi aprovada. Ela acredita que isso se deu por conta de não ter se preparado e por conta do conteúdo de legislação e língua portuguesa, que são cobrados nos concursos, mas não fazem parte da grade curricular da graduação.

A REVIRAVOLTA

Embora tenha ficado desanimada logo após os resultados negativos, Caroline diz que resolveu se planejar, e ouvindo os conselhos dos seus professores, em especial o conselho dado pelo professor Edgar em uma orientação individual, resolveu se organizar e fazer um planejamento de estudos, para que pudesse se inscrever em novos concursos. Em seguida, ela iniciou suas pesquisas usando o link OPORTUNIDADES E CARREIRAS, criado pela coordenação no site do curso, e lá descobriu os concursos em aberto para a sua área.

Link “oportunidade e carreiras” criado pela coordenação do curso letras libras, para indicar oportunidades de trabalho para os alunos do curso. http://letraslibras.ufam.edu.br/

Com estudo, planejamento e a ajuda de professores como Prof.Vanessa, Elizandra e Iran, que segundo ela foram fundamentais para seu sucesso, ela conta que obteve as aprovações.

O INÍCIO DE TUDO

Caroline, que é testemunha de jeová, lembra quando teve seu primeiro contato com a libras ainda na congregação, vendo os intérpretes de língua de sinais. Após despertar o desejo pelo aprendizado da libras, se inscreveu nos cursos de libras do escritório da Federação Nacional de Educação de Surdos de Manaus - FENEIS, trabalhou na Associação dos surdos de Manaus e em outros órgãos. Mesmo sabendo  libras, Caroline sentia a necessidade de aliar a prática com a teoria e por isso ingressou no curso na UFAM. Como já trabalhava durante o horário comercial, disse que foi muito difícil conseguir conciliar o trabalho com o curso, que é vespertino. Durante o curso, ainda teve que enfrentar um diagnóstico de hipertensão e diabetes, além de dificuldades financeiras pois seu esposo ficou desempregado e ela chegou a pensar em desistir do curso.

" - Minha força maior nesse momento veio de Deus, o autor da vida" destaca Caroline, que menciona também seu esposo João, a compreensão e apoio dos professores e a ajuda dos seus amigos, como a Ruana e a Suelem, como tendo sido fundamentais para  que ela conseguisse continuar e se graduar.

Caroline e sua colega de turma Ruana, em evento de extensão durante o período da graduação.

Hoje, Professora Caroline é só alegria e já começa a pesquisar os lugares lindos ao redor de Cubatão, local onde fica o Instituto Federal em que irá trabalhar. Está encantada com lugares como o Parque Ecológico do Perequê, que se insere no bioma da Mata Atlântica, localizado em Cubatão, uma reserva ambiental de 168 hectares, por onde passa o rio, de mesmo nome, e que com certeza será palco de muitos passeios e momentos alegres em família.

Parque ecológico do Perequê em Cubatão - https://quantocustaviajar.com/blog/parque-ecologico-pereque-em-cubatao/

registrado em: