Página inicial > Últimas Notícias > Curso Letras Libras UFAM recebe professor Doutor do Instituto de Surdos de Paris, a primeira escola pública para surdos do Mundo.

• Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2019, 21h35
  • Última atualização em Domingo, 28 de Março de 2021, 01h42
imagem sem descrição.

No último dia 13/06/2019, o curso letras libras da UFAM, recebeu o professor Drº Matias Nadaluti, professor do Instituto de Surdos de Paris, a primeira escola pública de surdos do mundo (http://www.injs-paris.fr/). Nadaluti também foi professor da Universidade Gallaudet, a única universidade para surdos do mundo, em Washington-DC. É fluente em 9 línguas e falou de sua experiência como estudante surdo na França, e sobre o aprendizado de línguas estrangeiras, nas perspectivas pedagógica, linguística e social.

Sua palestra foi ministrada em língua americana de sinais, interpretada consecutivamente e comentada em língua de sinais brasileira pelo prof.Edgar Veras. Alunos de todos os períodos participaram.

Em sua fantástica palestra, Drº Nadaluti abordou questões filosóficas da educação de surdos, descrevendo sua experiência em educação inclusiva na França, diferente da maioria daquelas narradas por seus pares surdos.

Abordou questões temáticas importantes para a cultura surda, como o sinal correto do Instituto de Surdos de Paris, a primeira escola pública de surdos do mundo, o sinal de Paris como feito pelos surdos parisienses e a língua oral mais fácil a ser aprendida por surdos.

Durante a palestra, um vídeo produzido por Calvin Young, surdo americano, viajante profissional, que apresenta e conta um pouco da história do Instituto de Surdos de Paris foi apresentado. O vídeo foi legendado para português pelo curso letras libras UFAM.

Clique AQUI para conhecer o canal do Calvin

Professor Nadaluti inspirou os alunos surdos e ouvintes narrando seu processo de aprendizado do inglês, alemão e grego no ensino médio, espanhol; catalão e português no doutorado sanduíche em Barcelona; chinês em seu intercâmbio de três meses na China; Hindi, quando morou e trabalho como professor de Inglês em Nova Dheli, capital da India e em seu recente estudo e aprendizado do Árabe e Russo.

Abordando questões de linguística aplicada e de ensino de línguas adicionais, descreveu sua experiência como professor por três anos na Universidade Gallaudet em Washington - DC. Chamou atenção para como a perspectiva de empoderamento (efeito Rosenthal) e a ênfase em metodologias específicas para surdos, foram fundamentais para o seu sucesso como aluno e professor de línguas estrangeiras.

Destacou ainda a importância do ensino da gramática normativa para os estudantes surdos,  tanto das línguas orais, quantos das línguas de sinais e testemunhou que nos diversos países que esteve em todo o mundo, a grande maioria dos surdos não tem um bom desempenho no aprendizado da gramática, não por questões intrínsecas à surdez, mas sim pela atitude negligente dos professores frente a especificidade metodológica exigida.

Para Meri Bastos, aluna do 1º Período, conhecer um pouco da trajetória do professor Dr.Matias foi muito gratificante. – O vasto conhecimento do professor em vários idiomas, os detalhes sobre o aprendizado de cada um deles e o relato de suas conquistas como professor me chamaram muita atenção, diz Meire.  A agora acadêmica do curso letras libras trabalha há 20 anos como agente de serviços em uma empresa de aviação civil. Em 2018 teve a oportunidade de atender uma passageira surda alemã, o que a fez despertar para essa cultura e para a língua de sinais, fez um curso de libras na UEA e em seguida fez o vestibular na UFAM e foi aprovada. Sobre a palestra, Meri completa: - contribuiu muito com minha formação, pois percebi que não podemos ficar no anonimato, temos que vencer as barreiras impostas a nós. Ver uma pessoa surda dominar 9 idiomas é algo lindo, ainda mais quando se pode utilizar esse aprendizado para ajudar outros!

O mesmo fascínio é descrito pelo aluno José Carlos, também do primeiro período, que tem a língua de sinais como língua materna: - Eu gostei muito da palestra do DrºMathias, achei muito interessante mesmo poder adquirir todo esse conhecimento histórico sobre a língua de sinais. Gostei também da experiência de poder acompanhar uma interpretação consecutiva da língua americana de sinais para a língua brasileira de sinais. Eu já tinha tentado entender conteúdos acadêmicos apenas fazendo a leitura em português, mas nunca conseguia entender, explica José Carlos em Libras, no vídeo ao lado. José tem se mostrado extremamente dedicado ao curso, foi eleito representante de turma e tem apresentando excelente desempenho acadêmico já no primeiro período. Ele mesmo explica o porquê de tanta empolgação: - Agora, com atividades como essa que possibilitam o aprendizado em língua de sinais eu finalmente posso compreender e por isso me interesso. Ele finaliza sua opinião dizendo: - O que mais gostei de saber, foi que uma vez que as línguas sejam ensinadas com a metodologia correta, eu, como surdo, tenho a oportunidade de aprender e depois ensinar qualquer outra língua. Gostei mesmo.

Nossos agradecimentos ao Drº Nadaluti por termos tido o privilégio de recebê-lo e compartilhar de seu conhecimento.

A palestra pode ser vista editada com a interpretação simultânea da língua americana para a língua brasileira de sinais abaixo: