Ufam inicia testes para servidores ativos e terceirizados
O Comitê Interno de Enfrentamento ao Surto Epidemiológico de Coronavírus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na tarde da última segunda-feira, 17 de agosto, publicou ofício circular informando o início das atividades de testagem de servidores ativo e terceirizados. O método utilizado será o ELISA para a detecção de anticorpos anti SARS-CoV-2.
A iniciativa obedece o Plano de Biossegurança da Instituição e ocorre de forma programada e escalonada.
Como será a testagem?
A etapa piloto inicia entre os dias 19 e 21 de agosto, das 8h às 11h, contempla as unidades da área de saúde: Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), Faculdade de Odontologia (FAO), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e Faculdade de Psicologia (FAPSI).
O cronograma completo das demais Unidades está sendo construído e será divulgado até o dia 20/08/2020. As Unidades Acadêmicas do interior serão contempladas com a testagem em uma etapa posterior, o qual será informada tão logo sejam realizadas todas as adequações necessárias para a realização dos exames nos municípios.
Quais os requisitos para testagem?
O servidor precisa agendar previamente o atendimento. Para isso, deve ficar atento ao cronograma e as instruções de sua Unidade de lotação. A agenda por Unidade será aberta toda sexta-feira anterior a semana programada para realização da testagem da respectiva Unidade, com exceção da etapa piloto que se dará nesta terça-feira, dia 18 de agosto.
No dia da testagem, o servidor deve portar identidade, CPF e carteira funcional ou crachá ou contracheque.
Onde será realizada a coleta?
Na Sala 26, localizada no térreo, da Escola de Enfermagem de Manaus (Rua Teresina, 495 - Adrianópolis, Manaus - AM).
Quando e como o resultado será disponibilizado?
Após a data da coleta de sangue, o resultado do exame será enviado para o e-mail informado na triagem, no prazo de até sete dias úteis.
O que significa o resultado apresentado no teste sorológico?
De acordo com o Ministério da Saúde testes sorológicos reagentes (positivos) indicam que a pessoa teve contato recente com o vírus ou que já teve covid-19, indicando a presença de anticorpos (defesas do organismo). Os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis nos testes sorológicos pelo menos oito dias após a infecção pelo vírus.
Segundo a coordenadora da ação e membro do Comitê Interno de Enfrentamento ao Surto Epidemiológico de Coronavírus da Ufam, docente Jaila Borges, a execução de uma etapa piloto servirá para observar a real capacidade de testagem e a logística de trabalho a partir da adesão voluntária dos servidores. “A primeira etapa, o que chamamos de piloto, nos auxiliará nos ajustes operacionais necessários. A partir do dia 24 de agosto, daremos continuidade à testagem em servidores da demais Unidades da capital”, explicou.
A coordenadora lembrou também da importância dos servidores participarem da testagem. “Não é obrigatória a testagem, contudo é importante para a Ufam saber o status imunológico da comunidade universitária”, finalizou a coordenadora.
Redes Sociais