Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 10 Anos de Conquistas e Conexões: A Celebração da Diversidade e Identidade Surda na VI Semana de Letras-Libras e II Setembro Surdo da UFAM
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

10 Anos de Conquistas e Conexões: A Celebração da Diversidade e Identidade Surda na VI Semana de Letras-Libras e II Setembro Surdo da UFAM

  • Publicado: Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 17h41
  • Última atualização em Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 17h50
  • Acessos: 20
imagem sem descrição.

A VI Semana de Letras-Libras e o II Setembro Surdo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) celebraram 10 anos de conquistas significativas na formação e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da comunidade surda. Sob o tema "10 Anos de Conquistas e Conexões: Diversidade e Identidade no Mosaico Cultural da Educação, Linguística e Literatura Surda", o evento comemorou a trajetória e os êxitos do curso de Letras-Libras da UFAM, criado em 2014, reconhecido pela excelência acadêmica e pelo compromisso com a inclusão.

A programação do evento, que aconteceu de 26 a 29 de novembro, foi marcada por uma rica agenda de palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações culturais, abordando temas como diversidade e identidade surda, educação inclusiva, Libras, literatura surda e tradução e interpretação. O curso de Letras-Libras tem se destacado nas pesquisas e práticas pedagógicas, sendo o primeiro no estado a alcançar nota máxima na avaliação do MEC.

Setembro é um mês de grande importância para a comunidade surda, com datas que marcam avanços e desafios históricos, como a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil (26 de setembro de 1857), o Dia Nacional do Surdo, o Congresso de Milão (6 e 11 de setembro), o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23 de setembro) e o Dia do Tradutor (30 de setembro). Essas datas evidenciam os progressos e as lutas contínuas da comunidade surda.

O evento da UFAM celebrou uma década de avanços, reafirmando o compromisso da universidade com a inclusão, diversidade e fortalecimento da identidade surda, além de contribuir para um mosaico cultural rico e vibrante, tanto na educação quanto na sociedade. O evento foi um grande sucesso, com uma programação de destaque, incluindo palestras, oficinas, uma exposição e o Show de Libras, que encantou todos os participantes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página